Após concluir seu pós-doutorado em 2009, Fran Sérgio Lobato prestou concurso na área de métodos numéricos na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), campus Ouro Branco, onde exerceu atividades até o final de fevereiro de 2010. Neste mesmo ano foi aprovado em um concurso público para área de modelagem e métodos numéricos na Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde então, têm ministrado disciplinas nas áreas pertinentes do NUCOP (Núcleo de Modelagem, Controle e Otimização de Processos).

Já ministrou as seguintes disciplinas: i) Modelagem e Simulação de Processos I; ii) Otimização de Sistemas Mecânicos; iii) Tópicos Especiais em Processos Industriais; iv) Segurança Industrial e Análise de Risco; v) Tópicos Especiais em Matemática Aplicada à Engenharia Química; vi) Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia e vii) Sistemas Bio-Inspirados.

A seguir é apresentado a descrição resumida de cada disciplina.


Modelagem e Simulação de Processos I:
A disciplina MSP-I (Modelagem e Simulação de Processos I) tem como principais objetivos: i) desenvolver modelos matemáticos empíricos de processos da engenharia química; iii) desenvolver modelos matemáticos fenomenológicos concentrados em estado estacionário ou dinâmico de unidades de processos químicos e iii) simular computacionalmente os modelos matemáticos desenvolvidos e analisar os resultados obtidos. Para essa finalidade são empregadas ferramentas numéricas para a resolução do sistema de equações obtido a partir da modelagem do(s) fenômeno(s) analisado(s).

Arquivo para download

Otimização de Sistemas Mecânicos:
A disciplina OSM (Otimização em Sistemas Mecânicos) tem como objetivo apresentar conceitos, nomenclaturas e técnicas empregadas para o tratamento do problema de otimização mono e multi-objetivos considerando métodos clássicos e métodos heurísticos, irrestritos ou restritos, bem como a sua aplicabilidade em problemas relacionados com engenharia mecânica e áreas afins.

Arquivo para download

Tópicos Especiais em Otimização:
A disciplina TEO (Tópicos Especiais em Otimização) tem como objetivo apresentar conceitos, nomenclaturas e técnicas empregadas para o tratamento de otimização multi-objetivos, bem como de métodos heurísticos (bio-inspirados na natureza e fundamentados em abordagens puramente estruturais), bem como a sua aplicabilidade em problemas relacionados com engenharia química e áreas afins.

Arquivo para download

Tópicos Especiais em Processos Industriais:
A disciplina TEPI (Tópicos Especiais em Processos Industriais) tem por objetivo apresentar aspectos gerais relacionados a processos da indústria química. Para essa finalidade são discutidos conceitos relacionados a balanços de massa e energia de processos. Além disso, são apresentados processos industrias clássicos, tais como a produção de amônia, de ácido sulfúrico, entre outros.

Segurança Industrial e Análise de Risco:
A disciplina SIAR (Segurança Industrial e Análise de Risco) tem como principais objetivos: i) compreender os princípios básicos da segurança em plantas químicas e ii) desenvolver análise de riscos em sistemas industriais. Neste cenário, destacar aspectos de toxicologia, higiene industrial, e a engenharia do fogo e de explosões. Além disso, a mesma visa apresentar tópicos da legislação brasileira pertinente a segurança no trabalho.

Arquivo para download

Tópicos Especiais em Matemática Aplicada à Engenharia Química:
A disciplina TEMA (Tópicos Especiais em Matemática Aplicada à Engenharia Química) visa introduzir tópicos de matemática aplicada às áreas da engenharia química através do uso de ferramentas analíticas e numéricas. A sua ementa cobre noções de modelagem, adimensionalização de modelos, noções de identificação de sistemas, introdução a otimização de processos e noções de controle de processos, introdução a análise de sistemas e noções de Teoria da Bifurcação.

Arquivo para download

Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia:
A disciplina Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia tem como objetivo principal apresentar conceitos básicos sobre a aplicabilidade de análise numérica para a resolução de problemas de engenharia. Neste cenário, a sua ementa cobre os seguintes tópicos: i) erros em engenhari; ii) resolução de equações não lineares; iii) resolução de sistemas de equações lineares; iv) interpolação de funções; v) ajuste de curvas; vi) integração numérica; vii) resolução de equações diferenciais.

Sistemas Bio-Inspirados:
A disciplina Sistemas Bio-Inspirados tem como objetivo apresentar Métodos de Otimização fundamentados na natureza, a saber, Algoritmos Genéticos, Algoritmo de Abelhas, Algoritmo de Vaga-lumes, Algoritmo de Peixes, Algoritmo de Morcegos, entre outros. Além disso, a disciplina também trata da apresentação e extensção destes métodos para o contexto multi-objetivo.

Arquivo para download

visitas